Hoje (29), às 8 horas, o símbolo máximo do esporte internacional, a Chama Olímpica, chegou ao Município de Piraí, desembarcando no Condomínio da Arte, localizado na Av. Guadalajara, 67, centro. A Chama Olímpica foi recepcionada ao som da Centenária Banda de Música Santa Cecília Arrozalense e pelos alunos anfitriões Sofia da Fonseca e Isabela dos Santos (Escola de Lajes), e Pedro Henrique Gama (Escola Aurelino Gonçalves Barbosa – Cacaria) que acenderam a Tocha passando-a as mãos de Grace Amorim, funcionária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, dando início ao Revezamento. A Tocha Olímpica trocou de mãos chegando à Praça Getúlio Vargas para a cerimônia de Boas Vindas à Olímpiada Rio 2016, conduzida pelo atleta paralímpico piraiense Guilherme Cruz
- Foi uma emoção muito grande, é o símbolo máximo do esporte no planeta. Para eu que sou atleta e espero estar representando o Brasil na Paralimpíada de Tóquio em 2020, é um incentivo a mais. Vou me empenhar ao máximo para realizar este sonho – afirmou Guilherme Cruz.
. Ao som do Coral da Terceira Idade o Revezamento foi reiniciado pelo atleta da Escola de Ginástica de Trampolim de Piraí, Luiz Arruda Júnior, percorrendo as ruas do centro onde passou pelas praças de Santana e Adelino Dias Passos onde aconteceram apresentações dos projetos esportivos da Prefeitura de Piraí. Retornando à RJ-145 o Símbolo Olímpico segui em direção ao Centro de Eventos do Município, onde o atleta corredor de rua José Maria Teixeira, funcionário aposentado da Light S. A, 69 anos, aguardava para encerrar o revezamento na cidade, repassando a Chama ao comboio que a levará por outras quatro cidades do Estado até Petrópolis, na Região Serrana.
- Participo competindo em corridas pelo país desde 2002. Já corri quatro maratonas, duas São Silvestres. Tenho mais de 70 troféus em minha casa dessas competições, mas a emoção de conduzir a Tocha Olímpica é algo indescritível. É o maior prêmio que já ganhei como atleta – explicou José Maria Teixeira.
O evento transcorreu em tranquilidade, com as ruas repletas de pessoas para ver a passagem da Tocha Olímpica.