Criado em 2011 e tomando conta da Rua Barão do Piraí, geralmente ao domingo e terça-feira gorda de carnaval, por volta das 18h30, o bloco Só Caminha já se transformou em um dos marcos característicos da folia na cidade, arrastando centenas de pessoas embaladas pelas marchinhas e sambas de enredo do carnaval carioca.
Seu idealizador, Gustavo Souza Brás, o Tatão, diz que o bloco foi inspirado nos antigos carnavais do Rio de Janeiro e tem a finalidade de unir mais famílias, a cada ano, onde a ordem é se divertir em paz e harmonia.
Com essa inspiração, também, foi feita a escolha do nome, que segundo Tatão tinha que ter um duplo sentido, ser irreverente. Caminhar pelo centro da cidade, levando alegria a todos com disposição para não dar trégua à folia: Só Caminha.
“Uma das principais características do bloco é seu horário. Fazemos questão de pegar esse horário entre o encerramento da matinê e os desfiles dos blocos oficiais, onde antes existia um buraco na programação, reunindo a criançada, os pais, avós e quem mais queira brincar e não deixar o ritmo da alegria baixar”, explica Tatão.
O Só Caminha homenageia um dos personagens mais marcantes e até folclórico do carnaval piraiense, o saudoso João Joca, trazendo em seu estandarte a caricatura desse folião conhecido por sua alegria e fantasia características, sempre com uma grande chupeta pendurada ao pescoço.
“A ideia de fazer um estandarte para o bloco está ligada ao resgate do carnaval de rua, queríamos algo importante para representar o carnaval, a alegria, a irreverência, a família. João Joca é tudo isso! Somos o único bloco com estandarte na cidade e temos orgulho dele”, afirma Tatão.
Todos os anos, quando vai chegando o carnaval começam os ensaios do bloco nas praças do centro da cidade, para fazer o pessoal entrar no clima e para os ritmistas dirigidos pelo mestre Juarez retomarem o embalo das marchinhas.
“Não é fácil, é um compromisso e dá muito trabalho promover a farra e literalmente colocar o bloco na rua, mas quando você vê as pessoas se divertindo, dá uma energia extra para continuar”, ressalta Tatão.
Para participar não é preciso pagar nada, os organizadores pedem apenas, para entrar no clima, que os foliões estejam fantasiados. O bloco começa sua caminhada da Praça da Preguiça, vai até a Praça de Sant’Anna pela Barão do Piraí e retorna.