Página inicial > Notícias > Abril > Comemoração do Dia Municipal do Jongo em Piraí destaca importância da preservação Cultural

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: media/k2/galleries/1995
Sábado, 20 Abril 2024 20:41

(0 votos)

A manhã deste sábado, dia 20, foi marcada pelas comemorações do Dia Municipal do Jongo em Piraí. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, organizou um evento na Praça de Arrozal, que contou com apresentações do grupo de Jongo de Arrozal e da Associação Semente da África, de Barra do Piraí.

Desde 2005, o jongo, também conhecido como caxambu, é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan. Em Piraí, essa tradição é zelosamente mantida pelos descendentes dos antigos escravizados da Fazenda Cachoeira, cuja história remonta a 1895.

"Hoje é um dia de vitória para mim. Apresentei a ideia ao então vereador Darlei, destacando que outras cidades já tinham adotado o Dia Municipal do Jongo. A Câmara aprovou o projeto de lei, e sinto-me realizado por ter dado início ao resgate do jongo", afirma Edgar Camilo, coordenador do grupo de Jongo de Arrozal, que atualmente conta com 22 membros. "O jongo é parte integrante da minha vida", completa Edgar, descendente dos escravos da Fazenda da Cachoeira.

Após um hiato de aproximadamente 50 anos, o jongo em Piraí foi retomado em 2003 por Edgar Camilo, de 84 anos, e sua família.

"Estamos empenhados em manter viva a tradição do jongo em nosso município", ressalta.

Atletas de taekwondo, sob orientação do mestre Ricardo e com idade mínima de 3 anos, apresentaram uma demonstração da prática, que faz parte da modalidade olímpica.

O prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, destacou: "A preservação do jongo é essencial para manter viva a cultura e a história de nosso município. É nosso dever apoiar e incentivar iniciativas como esta que valorizam nossa rica herança cultural."

O secretário de Cultura, Rogério Nunes, complementou: "O jongo é uma manifestação cultural de grande importância para Piraí. Estamos comprometidos em promover e preservar essa tradição, garantindo que as futuras gerações possam apreciar e se inspirar em sua riqueza cultural."

O prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, marcou presença no evento, acompanhado da secretária municipal de Esportes, Dilma Passos, e do secretário de Cultura, Rogério Nunes. O ex-vereador Darlei Gomes, autor da lei que instituiu o Dia Municipal do Jongo em Piraí, também esteve presente.

Galeria de Imagens

{gallery}1995{/gallery}