Imprimir esta página
Quinta, 24 Junho 2021 19:40

São João acende a fogueira do meu coração

São João acende a fogueira do meu coração

Um profeta que previu a chegada do Messias na pessoa de Jesus Cristo, seu primo, com diferença de seis a oito meses de idade. Diz a Bíblia que foi ele quem batizou Jesus. É o mais famoso dos três santos de junho, tanto que as festas juninas são conhecidas como festas joaninas ou festas de São João. É protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta.

Os historiadores apontam que as festas em sua homenagem estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão. Essas festas eram realizadas para afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse prejudicar a colheita.

As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

Essas festas chegam ao Brasil com os portugueses durante o período de colonização onde trocam o nome de festa joanina para festa junina, se referindo ao mês de junho considerando que São Pedro e Santo Antônio também são festejados no mesmo mês.

Essas festas tomaram proporções gigantescas no nordeste. À Campina Grande foi dada o título de capital do forró. Entre as diversas atrações, tem a dança típica da quadrilha, que teve sua origem também nos bailes da corte de França, “quadrille”.

A indispensável fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. Ele se chamaria João Batista.

Nossa Senhora queria ficar informada sobre o nascimento e perguntou: - Como poderei saber do nascimento do garoto?

- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que Joãozinho nasceu.

A promessa foi cumprida e no dia Maria viu as chamas e foi para a casa de Isabel onde encontrou o menino João Batista, primo do filho que ela daria a luz meses depois.

Gostou da nossa revista? Então marque e compartilhe com seus amigos. Participe também nos enviando sugestões de assuntos que você gostaria de ver publicado nas próximas edições. Até lá!
 
 

 

Lido 2248 vezes Última modificação em Quinta, 24 Junho 2021 19:47