Imprimir esta página
Sexta, 23 Julho 2021 18:54

Jogos olímpicos de Tóquio 2021

Jogos olímpicos de Tóquio 2021

Hoje amanhecemos com a abertura do maior evento esportivo do planeta, as Olimpíadas. E a cidade de Tóquio, pela segunda vez, é a anfitriã da festa, já tendo sediado os jogos olímpicos, pela primeira vez, em 1964.
É o maior encontro da diversidade e da convivência. São os cinco continentes com todas as suas diversidades dando as mãos em um espetáculo esportivo muito emocionante!
Esse grande evento era para ter sido realizado ano passado, mas um visitante inesperado e indesejado invadiu a Terra e tomou conta do tempo e do destino.
Os jogos olímpicos do Japão tem o desafio como o seu principal competidor, tudo teve que ser planejado para vencê-lo.
E seguindo as últimas edições dos jogos, a convivência entre povos, raças e crenças é na verdade a grande bandeira de humanidade e respeito entre os competidores e para os bilhões de espectadores do planeta. Não cabe mais nesse mundo discriminar ou subjugar nossos iguais. Sim, somos todos iguais e é lamentável aqueles que em pleno século XXI, ainda não entenderam isso.
Conta a mitologia grega, que o herói Hércules criou as Olimpíadas na Grécia antiga para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.
Nessa época toda a Grécia vivia em guerras sangrentas e intermináveis, até que os reis das cidades-estados aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia, o que deu origem ao termo “Olimpíadas”.
Com o fim das cidades-estados da Grécia, os jogos caíram no esquecimento por alguns séculos e foi restabelecido em 1890, por um aristocrata francês, o Barão de Coubertin. Ele acreditava no poder do esporte para os jovens e na paz entre as nações, através dos jogos.
O fogo olímpico foi aceso hoje mais uma vez, representando a esperança de dias melhores e este clima de festa e confraternização é um alento em tempos tão incertos. Que comecem os jogos! Que venham tempos melhores para o planeta!

Por Gebran Smera
Colaborador da Revista Cultura & Arte, diretor artístico e Secretário de Cultura de Piraí.

Gostou da nossa revista? Ela nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Piraí e a Secretaria Municipal de Cultura. Agora... compartilhe com seus amigos. Participe também nos enviando sugestões de assuntos que você gostaria de ver publicado nas próximas edições. Até lá!

#revista #cultura #arte #olimpíadas #Tóquio

Lido 2213 vezes