Imprimir esta página
Quinta, 17 Setembro 2015 14:25

Secretaria de Saúde realiza segunda etapa contra HPV

Secretaria de Saúde realiza segunda etapa contra HPV

A Secretaria Municipal de Piraí iniciou a segunda etapa da vacina contra HPV imunizando meninas de 9 a 11 anos que tomaram a primeira dose. A vacinação é realizada em todas as Unidades de Saúde da Família do município e não tem prazo para acabar, pois é uma vacina de rotina.

A preocupação ainda é com a primeira dose, segundo a coordenadora de Imunização, Gisele Mota. Apenas 345 meninas foram vacinadas no início do ano, o que significa que 49% ainda não receberam a primeira vacina, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O vírus HPV é, em 95% dos casos, sexualmente transmissível. São mais de 150 tipos de HPV e a vacina protege contra os quatro principais, que são causadores do câncer de colo de útero e de verrugas genitais. O indicado é tomar a vacina antes da primeira relação sexual.

Gisele ressalta ainda que a imunização só é eficaz com as três doses: a segunda após seis meses da primeira e a terceira após cinco anos. O conjunto das três doses produz os anticorpos necessários para completar a imunização. Caso a paciente ainda não tenha tomado a primeira dose, deve ir à unidade de saúde mais próxima.

No ano passado, 620 meninas foram vacinadas na primeira etapa e nenhuma apresentou qualquer efeito colateral. “É importante desmistificar que a vacinação estimula a relação sexual ou que pode acarretar problemas para a menina. A vacinação é de extrema importância e serve para imunizar”, afirmou a coordenadora.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. A paciente deve apresentar a carteira de vacinação.

Lido 2584 vezes