Imprimir esta página
Sexta, 28 Junho 2019 23:18

Secretaria de Saúde alerta para os riscos da Febre Maculosa

Secretaria de Saúde alerta para os riscos da Febre Maculosa

A Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Piraí alerta os moradores do Município, principalmente aqueles que residem ou trabalham na área rural para o perigo de contágio com a Febre Maculosa, devido ao aumento da proliferação dos carrapatos nos meses de junho a setembro.

A chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Ana Cristina de Souza Braga, explicou que a doença é causada por uma bactéria com o nome Rickettsia transmitida por carrapatos e pulgas infectados, que tem sua proliferação aumentada consideravelmente no período de seca.

“É importante que as pessoas que moram, trabalham ou tenham atividades em áreas rurais ou próximos às matas fiquem atentos. Estudos provam que o tempo é crucial para a transmissão da doença, assim o quanto mais rápido o carrapato for retirado do corpo menos risco de contágio”, destacou Ana Cristina de Souza Braga.

No dia 21 de junho três pessoas foram internadas com suspeita de Febre Maculosa em Valença, após participarem de uma pescaria na área rural. Em janeiro passado Piraí registrou um caso de Febre Maculosa na localidade da Cacaria.

 Os sintomas mais característicos da Febre maculosa são febre de moderada a alta, fortes dores de cabeça, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntiva. A doença pode provocar paralisia, que normalmente se inicia nas pernas e pode subir pelo corpo parando outros órgãos vitais como rins e pulmões, causando a morte do paciente.

Ana Cristina de Souza Braga explicou que ao manifestar esses sintomas a pessoa deve procurar imediatamente o atendimento médico e informar que foi picada pelo carrapato.

Conheça mais sobre a Febre Maculosa: https://www.pirai.rj.gov.br/images/noticias/2019/arquivos/2019_febremaculosa.pdf

Lido 3634 vezes