Imprimir esta página
Quinta, 10 Setembro 2015 08:30

Secretaria de Estado de Cultura lança edital pioneiro de fomento à Cultura Afro

Secretaria de Estado de Cultura lança edital pioneiro de fomento à Cultura Afro

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ), através da Coordenadoria de Diversidade Cultural, lançouna segunda-feira, 10 de agosto, o Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015, que premiará 32 iniciativas culturais diretamente relacionadas à temática afro-brasileira com o valor de R$ 21.000,00 cada. O evento de lançamento foi realizado no mesmo dia, no Ilê Omulu Oxum, em São João de Meriti. As inscrições das iniciativas podem ser feitas até o dia 24 de setembro no portal.

O recurso total deste edital de concurso é de R$ 672.000,00 e foi disponibilizado por meio do convênio firmado entre a União, representado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e o Governo do Rio de Janeiro, representado pela SEC. O edital irá premiar inciativas culturais de instituições privadas sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Rio de Janeiro, atuantes no campo da cultura fluminense há pelo menos três anos.

O Prêmio contribuirá para a preservação da memória e do patrimônio imaterial dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, como quilombos e terreiros, e também de grupos artístico-culturais que mantém as tradições dos afoxés, da capoeira, dos calangos, das folias de reis, do jongo etc.

A grande novidade desta primeira edição é o fato de não haver contrapartida por parte das instituições, que serão avaliadas por critérios que comprovem a excelência do seu histórico como, o impacto da ação desenvolvida sobre as pessoas que estão inseridas no contexto da iniciativa cultural, o tempo de existência desta iniciativa, o reconhecimento social da atividade e a contribuição para manutenção e renovação das manifestações culturais com as quais se relaciona.

Esclarecimentos acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidos através do e-mail premioafrofluminense2015@cultura.rj.gov.br e do telefone (21) 2216-8500, ramal 230 / 232, das 10h às 18h.

As informações são da Secretaria de Estado de Cultura. 

Informações adicionais

  • Subtítulo: Inscrições online começaram no dia 11 de agosto e vão até 24 de setembro
Lido 2092 vezes