Imprimir esta página
Terça, 05 Novembro 2019 15:52

Prefeitura inaugurará Marco Histórico da Serra do Matoso dia 15

Prefeitura inaugurará Marco Histórico da Serra do Matoso dia 15 Alexandre Teixeira

No dia 15 de novembro, sexta-feira, feriado da Proclamação da República, a Prefeitura de Piraí, em parceria com a Associação dos Empreendedores em Turismo das Serras Históricas do Piloto e Matoso, realizará a Inauguração do Marco Histórico da Serra do Matoso. O evento contará com atividades esportivas como montain bike, caminhada ecológica e corrida de montanha, Forró e barracas com comidas, bebidas, doces e feira agroecológica.

Nos dois primeiros dias de inscrições para as competições, mais de 200 atletas se registraram para o evento, que terá sua concentração na Mansão do Forró, localizada à Estrada do Caçador, nº 180 C, Itaguaí. O trajeto percorrerá a histórica Estrada Calçada, também conhecida como Estrada Real ou Estrada Imperial e, denominada oficialmente à época como Estrada do Presidente, em homenagem ao  presidente da província, Paulino José Soares de Souza, tendo sido construída no século XVIII e por onde transitavam as comitivas da corte em suas viagens à São Paulo e a maior parte das riquezas produzidas no Vale do Paraíba e de outras localidades com destino à cidade do Rio de Janeiro.

A chegada será em Três Vendas, já  no Município de Piraí, onde acontecerá a inauguração do Marco Histórico da Serra do Matoso, prevista para as 12 horas e as festividades de comemoração pelo resgate e valorização desse importante caminho para a economia e história do Brasil.

Na região das Serra do Matoso e Serra do Piloto existem diversas ruínas de casarios antigos e sedes de fazendas, como o Casarão de Santa Thereza, que se encontra em perfeito estado de conservação.

Mais informações sobre a Estrada da Calçada.

 

Lido 7962 vezes