Imprimir esta página
Domingo, 07 Abril 2019 11:17

Prefeitura apresenta novas instalações para atendimento integrado à criança e adolescente

Prefeitura apresenta novas instalações para atendimento integrado à criança e adolescente

Na manhã de quinta-feira (4), por volta das 9 horas, na Rua Manoel Alexandre de Lima, nº 10, Centro (antigo CAAPS), aconteceu a apresentação das novas instalações da Prefeitura de Piraí para o funcionamento integrado do Serviço Multidisciplinar de Atenção à Infância e Adolescência – SEMAIA e o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEE.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, explicou que os dois serviços já eram oferecidos pelo município de forma isolada, o SEMAIA no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e o SAEE pela Secretaria de Educação.

“Os dois serviços, anteriormente, atendiam crianças e adolescentes com os mesmos tipos de necessidades de forma independente. As duas equipes atuando em conjunto e em um mesmo local irá possibilitar mais resolutividade e melhor qualidade nos serviços oferecidos à população”, completou Maria da Conceição.

A coordenadora do SEMAIA, Fátima Regina da Silva Souza, disse que o SEMAIA foi implantado em 2017 oferecendo serviços de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia para cerca de 70 crianças com necessidades especiais.

Ednéia da Silva, coordenadora da equipe do SAEE informou que os trabalhos foram iniciados em 2011 dentro da Secretaria de Educação, formado por pedagogos especializados na área de educação especial, com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de crianças e adolescentes portadores de alguma deficiência matriculados na rede municipal de ensino.

“O objetivo da união desses trabalhos intersetoriais é principalmente facilitar o fluxo de informações e as discussões sobre nossos usuários comuns, garantindo mais agilidade e melhor qualidade na resolução de suas necessidades específicas e de suas famílias”, afirmou Ednéia Silva.

O evento marcou, também, as comemorações pelo dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril).

Lido 5516 vezes