Imprimir esta página
Quinta, 07 Abril 2022 11:23

Piraí inaugura UTI com 10 leitos

Piraí inaugura UTI com 10 leitos

Lembrança, alívio e esperança marcaram as fortes emoções, presenciadas por todos que estiveram presentes na inauguração da UTI do Hospital Flávio Leal, em Piraí, na manhã desta quinta-feira, dia 7 de abril. Além do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, o Tutuca, do Deputado Estadual Gustavo Tutuca e dos vereadores municipais, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades da região, como os prefeitos de Rio Claro, Zé Osmar, de Pinheiral, Ednardo Barbosa, e de Quatis, Aluísio Max Alves. Os deputados federais Luiz Antônio Corrêa e Cristino Áureo também compareceram à solenidade que teve ainda a presença do Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, representando o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Os dez leitos que fazem parte da unidade já estão funcionando desde o dia 7 de março e atenderam 10 pacientes, desde então. A secretária de saúde, Giane Aparecida Gióia, foi a primeira a falar contando toda a saga desde o seu início, quando o prefeito aceitou o desafio de construir uma UTI em Piraí.

Alexandre Chieppe, secretário estadual de saúde, elogiou bastante a gestão municipal e anunciou que estará sendo depositado na próxima semana recursos de mais cinco milhões de reais para investimentos na área da saúde.

O deputado Gustavo Tutuca destacou o momento de união no município, entre Executivo e Legislativo, lembrou que no Hospital Flávio Leal nasceu seu pai, além dele e seus irmãos, e que o homenageado com o nome da UTI, Dr. Alberto Smera, foi o responsável pelo seu parto e da sua filha.

Gustavo Tutuca, que até semana passada era secretário de turismo do estado, afirmou que o nome do seu pai Tutuca era o único que poderia fazer as mudanças necessárias para o município avançar, e a Saúde é um grande exemplo disso. “A Saúde de Piraí sempre teve grande destaque no estado e fazer mais pela nossa saúde foi e está sendo o grande desafio da secretária Giane”, disse o deputado. “No meu mandato na ALERJ tive a oportunidade de entregar R$ 40 milhões para o Hospital Regional, e agora estou podendo ajudar muito mais o meu município”, finalizou Gustavo Tutuca.

O prefeito Tutuca fez uso da palavra agradecendo à Câmara de Vereadores, que aprovou todos os projetos enviados até agora, principalmente os direcionados para a área da saúde. A família Smera foi muito mencionada, representada pelo atual secretário municipal de cultura, Gebran Smera, que contou um pouco da história de seu pai.

Tutuca agradeceu ao Renato Osório, representando a Light, a parceria na construção da UTI, ao presidente do Hospital Flávio Leal, Bebeto de Freitas, ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio César Xavier, aos prefeitos presentes, que sabem da dificuldade de um município com população pequena em conseguir recursos, e aos deputados federais Luiz Antônio e Cristino, e ao deputado federal Furtado, que não pôde estar presente.

“Iremos receber mais um investimento de R$ 2,9 milhões para tratar do esgoto nas residências rurais, são mais de 500 famílias, acabou de me lembrar, o secretário Júnior Rocha (meio ambiente/agricultura), do projeto de saneamento rural, do projeto Limpa Rio do Governo do Estado, pelo qual se fará a dragagem do Rio Caximbau, no Distrito de Arrozal”, completou Tutuca.

Por último, o prefeito enalteceu a disposição da Giane Gióia à frente da secretaria de saúde, que teve que conhecer todo o município e, após visitar o hospital, o desafiou para instalar uma UTI no município. “Eu moro há 72 anos aqui e sei da angústia das pessoas que não têm condições de pagar um plano de saúde, por isso, quero terminar agradecendo a Deus por tudo o que estamos conseguindo realizar”, encerrou emocionado, o prefeito Tutuca.

O evento é parte de várias ações do governo no mês de abril, no qual se comemora no dia 7 o Dia Mundial da Saúde. Todo o secretariado municipal esteve presente e o Legislativo de Piraí marcou presença com os vereadores João Máximo, Prico, Russo, Junior Dentista, Batata, Mário Hermínio, Xandeco, Didi, Vicente e Sena.

Lido 8576 vezes