Imprimir esta página
Sexta, 12 Mai 2023 12:53

Mostra de Foguetes

Escrito por 
Avalie este item
(1 Votar)
Mostra de Foguetes

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, a Prefeitura de Piraí, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a primeira Mostra de Foguetes. O evento aconteceu no Centro de Eventos e contou com a participação de escolas municipais.

A Mostra de Foguetes é uma olimpíada experimental que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos em temas relacionados à astronáutica, física, astronomia, geografia, matemática e ciências afins. O projeto busca promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores e coordenadores do município em torno do aprendizado e da troca de experiências.

A competição é multidisciplinar e engloba a educação inclusiva e socioemocional. Um aluno da inclusão, que tem o diagnóstico de autismo, participou da competição com sucesso. Thomaz Souza de Oliveira, do 9º ano do Ciep 477, lançou o foguete "Azul Extraordinário".

As escolas participantes foram Ciep 477 do distrito de Arrozal, com 4 equipes; Ciep 158 do bairro Casa Amarela, com 3 equipes; Escola Municipal Luiz Marinho Vidal do bairro Jaqueira, com 3 equipes e Escola Rosa Carelli da Costa do bairro Varjão com 3 equipes.

As equipes competiram pelo alcance dos foguetes lançados. Em terceiro lugar ficou a equipe Vanguard, da Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, com alcance de 144,088. Em segundo lugar, a equipe Space Light, do Ciep 477, com alcance de 146,020. O primeiro lugar ficou para a equipe Nasa 158, do Ciep 158, com alcance de 152,090.

O evento superou as expectativas do Coordenador de Geografia, Sérgio Pizzott, que destacou a importância da Mostra de Foguetes para o aprendizado dos alunos e a multidisciplinaridade do projeto.

“A Mostra de Foguetes é interdisciplinar, engloba várias matérias e dá para trabalhar diversos temas. Teve um professor de geografia que relacionou a Guerra Fria, a Corrida Espacial com o Lançamento de Foguete. Já a professora de artes ajudou na decoração, na estética do foguete,” afirmou o coordenador.

A primeira Mostra de Foguetes de Piraí foi um sucesso e certamente incentivará o interesse dos alunos por temas relacionados à ciência e tecnologia.

Lido 1716 vezes Última modificação em Sexta, 12 Mai 2023 12:59