Imprimir esta página
Sexta, 11 Setembro 2015 11:25

Mamógrafo Móvel atende pacientes até o final do mês em Piraí

Mamógrafo Móvel atende pacientes até o final do mês em Piraí

O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde está em Piraí atendendo as pacientes do município e região na Praça Getúlio Vargas, no Centro. As mulheres devem agendar consulta na Secretaria Municipal de Saúde. O Mamógrafo Móvel vai ficar na cidade até dia 30 deste mês, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e no sábado das 8h às 15 horas.

Os exames realizados são: Mamografia Bilateral e Ultrassonografia de vários segmentos - Transvaginal, Mamaria, Pélvica, Abdômen Total, Abdômen Superior, Parede Abdominal Aparelho Urinário e Tireóide. Complementares: Transvaginal com Doppler, Mamária com Doppler e Tireóide com Doppler. São realizados também Biopsia de Mama e Tireóide.

No dia da realização do exame, a paciente deve levar o pedido médico do SUS, xerox dos documentos (RG, CPF e cartão SUS) e comprovante de residência.

Aprovado

Rosângela da Silva, de 59 anos, realiza o exame de Mamografia anualmente para manter o controle. Segundo ela, o atendimento do Mamógrafo Móvel foi condizente com  sua expectativa e ela recomenda o serviço.

“Procuro fazer o exame todo ano para monitorar e poder detectar precocemente alguma possível doença, antes que seja tarde. O atendimento foi muito bom e rápido”, declarou.

Números

Até quinta-feira (10) foram realizados 47 ultrassonografias e 151 mamografias e quatro biópsias. De acordo com a líder de recepção da unidade, Aleisha Mesquita, 24 faltas de pacientes de Piraí foram registradas até o momento.

“Nós alertamos para que as pacientes não faltem, porque é um exame de extrema importância e deve ser feito regularmente”, enfatizou Aleisha.

Indicação

A Mamografia deve ser feita por todas as mulher acima de 50 anos a cada dois anos. Quando a paciente tem caso de câncer de mama na família, o exame deve ser feito anualmente, como recomenda o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Pacientes de outros municípios também podem ser atendidas na unidade itinerante em Piraí. São eles: Rio das Flores, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Pinheiral, Areal, Paraíba do Sul, Mendes, Eng.º Paulo de Frontin e Paty do Alferes.

Lido 2059 vezes