Imprimir esta página
Quarta, 23 Setembro 2015 14:05

Começou a Semana de Direito à Educação Inclusiva

Começou a Semana de Direito à Educação Inclusiva

Na última terça feira (22), a Secretaria Municipal de Educação iniciou a Semana de Ação Municipal do Direito à Educação Inclusiva. Na solenidade de abertura foi apresentado um vídeo com depoimentos de mediadores educacionais e professores das salas de recursos da rede.

A professora convidada, Sabrina Almeida de Araújo, palestrou sobre Inclusão Educacional e Rede Regular de Ensino: Avanços e Desafios. Logo após, Raquel Lisboa, fez um relato de experiência da rotina vivida pela sua filha Gabriela Lisboa, aluna da Escola Municipal Manoel Alexandre de Lima.

A secretária de Educação, Sandra Simões, falou da importância da lei municipal nº 1118 de 03/06/2013 e do trabalho realizados pelas mediadoras.

“Nossa lei aqui do município garante que toda criança portadora de deficiência seja assistida por uma mediadora educacional. Hoje temos 27 mediadoras para atender os 27 alunos que possuem laudos que necessitam desse serviço. Todas elas são professoras formadas, que passam, por uma capacitação que também é realizada com os professores da turma e até mesmo os pais dos alunos, para que posamos trabalhar com a mesma linguagem”, disse a Secretária.

Sandra também mencionou sobre uma carta que recebeu do Ministério de Educação onde está relatado que o município receberá outras salas de recursos. “Vamos estudar quais escolas têm a maior necessidade de receber esta sala que é mais uma ferramenta para trabalhar com nossos alunos”.

O evento foi encerrado com a apresentação do aluno da faculdade de música da UFRJ, o jovem Tenor Saulo Laucas, que é deficiente visual e autista.

A Semana Municipal do Direito à Educação Inclusiva segue até 25 de setembro, com atividades internas, visitação aberta à comunidade da sala de recurso e exposição de materiais didáticos adaptados para alunos de inclusão.

Lido 8705 vezes