Imprimir esta página
Quinta, 18 Janeiro 2018 15:03

Casarão de Arrozal será reinaugurado no próximo dia 30

Casarão de Arrozal será reinaugurado no próximo dia 30 Divulgação

O prédio histórico que abriga o "Casarão Cultural Memórias Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores" localizado no centro de Arrozal, em Piraí, está recebendo os últimos ajustes para sua reinauguração no dia 30 de janeiro, às 10h.  O evento será aberto ao público e contará com a apresentação da centenária Banda Santa Cecília Arrozalense, além de outras apresentações musicais e culturais.

O local é um ícone cultural e um importante patrimônio histórico e teve sua restauração idealizada pela Irmã Elizabeth Alves, presidente da Associação dos Comunicadores de Arrozal, que é a proponente do projeto cultural. A reforma foi patrocinada pela Light e conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado e Cultura, da Petrobrás e do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

Um termo de parceria entre a Mitra Diocesana de Barra do Piraí e Volta Redonda, a Associação de Comunicadores de Arrozal e a Prefeitura Municipal de Piraí selou o acordo de uma associação conjunta que ira cuidar da gestão do Casarão, que passou pelo processo de revitalização e readequação do espaço para a preservação desse patrimônio nas esferas estadual e federal, no sentido de melhor ocupação de suas atividades socioculturais.

O processo teve início em 2014, com avaliações e prospecção, pesquisa histórica e iconográfica. Foi desenvolvido então, o projeto arquitetônico e as oficinas da Obra Escola, um projeto que capacitou 35 moradores do Distrito de Arrozal em Piraí com o objetivo de atuar em diversas funções desenvolvidas dentro de uma obra de restauro. Muitos dos participantes do projeto de integraram a equipe responsável pela restauração do próprio Casarão.

Agora com as suas dependências totalmente reformadas, o “Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores” volta com suas atividades originais como: Pastoral da Criança, Rádio Comunitária, aulas de Jongo, Alimentação, além da Farmacinha, entre outros.  A nova sede ganhou ainda novos espaços como o auditório, sala multiuso, salas de exposição temporárias, área externa e o anfiteatro.

O Casarão

Para Arrozal e região, o Casarão é tão importante por seu passado quanto por sua história recente. O belo sobrado colonial foi, a princípio, residência da Família Souza Breves, que teve grande prestígio em Arrozal no século XIX. O casarão foi vendido em 1739 para a Joaquim Ferreira Ribeiro e Theodora Gonçalves Barbosa.
Além de moradia, o local abrigou também as eleições para a presidência da província neste período. Em 1892, foi vendido à Irmandade do Santíssimo Sacramento, que permaneceu nele até 1980. Durante esse tempo, o prédio foi sede da Banda Santa Cecília Arrozalense.

Na década de 90, em estado precário de conservação, a Irmandade doou o sobrado à Mitra Diocesana de Barra do Piraí e Volta Redonda, sendo até hoje de sua propriedade sob a gestão do Bispo D. Francisco Biasin. Em 1993, Dom Waldyr Calheiro de Novais - Bispo Diocesano cedeu o sobrado à Pastoral da Criança, sob a coordenação da Irmã Elizabeth Alves, que assumiu a direção do Casarão dando início às atividades socioculturais.
Duas décadas depois, em 2011, o sobrado recebe o nome de Casarão Cultural, tornando-se oficialmente um ponto de cultura para a comunidade de Arrozal e região.
O Casarão é a sede da Rádio Comunitária, da Pastoral da Criança, do Museu do Negro e do Ponto de Cultura Casarão Cultural Memória do Vale, do Café, do Paraíba e dos Tambores, fomentando a cultura brasileira e a identidade local.  

Lido 3962 vezes