Imprimir esta página
Sexta, 10 Julho 2020 12:35

A Prefeitura inaugurou as novas instalações do CRAS de Piraí

A Prefeitura inaugurou as novas instalações do CRAS de Piraí

A Prefeitura de Piraí realizou nesta sexta-feira (10), a inauguração das novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social do Município de Piraí - CRAS, localizado no bairro Casa Amarela, construído através de recursos da União, no valor inicial de R$ 403.638,45, transferidos diretamente e conquistados por mérito através dos serviços realizados na área de assistência social pelo Município.

O novo CRAS de Piraí recebeu o nome de Adélia Claudino de Paula, personagem local que teve participação atuante em diversos órgãos de controle social como o Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Dona Adélia nasceu em 10 de junho de 1940 e faleceu aos 77 anos em 14 de janeiro de 2018.

“Toda a família está feliz e honrada por essa homenagem à mamãe. Apesar de se tratar de uma pessoa humilde ela sempre participou ativamente de tudo o que podia para ajudar a melhorar a vida das pessoas”, afirmou Cleonice Claudino de Souza e Silva, filha da Dona Adélia.

A coordenadora do CRAS Piraí e assistente social, Ana Paula Nunes de Souza Pinheiro, explicou que o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no ano passado 3.336 atendimentos, assistindo a 1.981 famílias de diversas localidades do município.

“Essas novas instalações proporcionarão melhores condições de trabalho e atendimento às demandas da população. Apesar da redução do número de atendimentos presenciais em decorrência da necessidade do afastamento social neste período de pandemia da covid-19, só no mês de abril deste ano foram realizados mais de 400 atendimentos relacionados ao cadastro único do Bolsa Família, auxílio emergencial e fornecimento de cestas básicas”, relatou Ana Paula.

A assistente social explicou, ainda, que todos os serviços como acompanhamento de idosos, crianças e adolescentes dos grupos de convivência continuam a ser realizados de forma remota através de telefone e redes sociais.

A secretária Municipal de Assistência Social, Heloísa Souza Lima Machado afirmou que o novo CRAS é uma grande conquista para melhorar ainda mais os serviços de assistência social às famílias em situação de risco social no município.

“Estamos felizes pela inauguração e o início das atividades nestas novas instalações, o que sem dúvida irá contribuir para melhorar a qualidade do acolhimento às famílias assistidas. Estamos contentes pela oportunidade de homenagear a Dona Adélia, essa grande parceira que tivemos. Desde que comecei a trabalhar com a assistência social no município, há 28 anos, tive a oportunidade de conviver com a Dona Adélia, sempre atuante e presente como voluntária em praticamente todas as atividades realizadas no Município”, destacou Heloisa Machado.

O prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antonio destacou que as novas instalações do CRAS representam mais uma etapa de um complexo de atendimento à população na mesma área que reúne a Creche, Casa Abrigo, Conselho Tutelar, Unidade de Saúde, Centro de Referência Odontológica e que em breve contará também com o novo Centro de Especialidades Médicas e novo Laboratório da Análises Clinicas do Município. Esses dois últimos em fase de conclusão.

“Esse novo espaço definitivo para o CRAS de Piraí representa oferecer um ambiente mais adequado para o atendimento ao público e para o trabalho dos profissionais do setor, possibilitando melhor qualidade dos serviços oferecidos à população”, completou o Dr. Luiz Antonio.

A inauguração foi realizada com a participação de um número mínimo de pessoas, respeitando as medidas de afastamento social com o uso de máscaras e transmitida ao vivo através das redes sociais para que toda população pudesse acompanhar o evento.

Veja o vídeo: https://www.facebook.com/watch/?v=704459057129081

Lido 3485 vezes