Quinta, 30 Março 2017 13:59

Ouvidoria Municipal de Piraí: a ponte entre a população e o governo Destaque

Ouvidoria Municipal de Piraí: a ponte entre a população e o governo Foto: Alexandre Teixeira

O elo entre o governo e a sociedade. A Ouvidoria Municipal de Piraí funciona como uma das principais instâncias de relacionamento democrático e transparente entre o cidadão e a Prefeitura, e conta com um sistema digital e eficaz para atender a população.

O setor recebe em média 40 participações por mês, entre pedidos de serviço, elogios, sugestões, pedidos de informações e denúncias anônimas. A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar ações, propor mudanças, indicar melhorias e ainda apontar situações irregulares. Os responsáveis, Elias e Jorgiane, estão sempre prontos para escutar e atender todas as participações e registrá-las no sistema para gerar as demandas.

E o sistema utilizado é altamente funcional e moderno, tornando-se exemplo para prefeituras de outras cidades como Pinheiral e Porto Real, que se mostraram interessadas em conhecer o modelo de trabalho. O cidadão entra em contato através de telefone, e-mail ou pessoalmente para realizar sua solicitação ou reclamação. Então, é aberto um processo que tem um prazo para ser executado ou gerar uma resposta. Todo acompanhamento, a agenda, bem como estatísticas, números de atendimentos por bairros e tipos de solicitações podem ser acessados pelo sistema, tornando o atendimento cada vez mais eficiente e o trabalho da Prefeitura melhor ainda.

Para a supervisora de núcleo Jorgiane, a participação da população é a melhor forma de aprimorar o desenvolvimento da cidade.  "Temos prazos para respostas e acesso direto aos secretários. É uma maneira concreta e é um documento formal que o cidadão tem para garantir que o serviço seja executado e respondido. O cidadão tem total acesso, estamos aqui de portas abertas esperando", explicou.

Ouvidoria 3

Quando entrar em contato com a Ouvidoria?

Elogios - reconhecimento ou satisfação sobre obras e serviços prestados que tenham gerado melhorias; setor ou funcionário público que tenha se destacado.

Denúncias -  comunicação de irregularidades ou exercícios negligentes ocorridos no âmbito da administração pública; estabelecimentos ou construções particulares que atuam de maneira irregular e despejo de entulhos em locais proibidos, entre outros. A denúncia é anônima.

Pedido de Acesso à Informação - o cidadão identificado solicita informações ao poder Executivo com base na Lei de Acesso à Informação - Lei 18.025/13.

Reclamação e informações gerais - manifestação ou descontentamento com alguma situação ou ação pública, assim como funcionários. Informações sobre endereços, números de telefones, processos ou outras dúvidas recorrentes.

Solicitações de serviços -  pedidos de manutenção de lâmpadas, poda, capina, roçada, retirada de lixo, entulhos, esgoto, entre outros.

Sugestão - ideias ou propostas de melhorias ao Poder Executivo.

Como fazer contato com a Ouvidoria?

Telefone: 24319999

Endereço: Centro Comercial - R. Epitácio Campos, 85, Centro, Piraí

E-mail: ouvidoria@pirai.rj.gov.br ou direto pelo portal https://pirai.rj.gov.br/ clicar em 'ouvidoria'