Ensino Médio

A nova sociedade, marcada pela revolução tecnológica e pela velocidade da informação, requer uma educação voltada para o desenvolvimento das competências cognitivas e culturais necessárias ao ser humano. Sendo assim, o Ensino Médio deve possibilitar aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho.

Levando-se em conta o contexto histórico-social da modernidade, a organização curricular desse segmento deve estar comprometida, de um lado, com a pessoa humana na era de um lado, com o novo significado de trabalho na era da globalização, do outro, com a pessoa humana que se apropriará desses conhecimentos em prol de uma convivência cidadã.

De acordo com o artigo 35 da LDB nº 9394/96, "o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade: a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana; incluindo a formação ética e os desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina".

Na rede municipal de educação de Piraí, a modalidade de Ensino Médio é oferecida no Colégio Presidente Castelo Branco, em Santanésia e no Colégio Dr. Aurelino Gonçalves Barbosa, no Distrito de Cacaria.